Bom, falarei um pouco hoje sobre a segurança nos sistemas operacionais. Para tanto, farei a comparação entre três OS's muito conhecidos:
Windows, Mac OSX, Linux.
O Windows, é o sistema mais utilizado em computadores pessoais(Desktops) na atualidade (aproximadamente 85% dos computadores pessoais) e muito conhecido por sua quantidade inigualável de falhas e vírus. Por isso, o Windows sai perdendo de cara na segurança para os outros sistemas. É claro que deve-se levar em consideração a quantidade de usuários que o Windows possui, e portanto, é natural que tenha mais bugs, contudo, a Microsoft, não esforça-se muito a trazer mais segurança ao usuário, levando muito tempo para lançar atualizações de softwares com bugs conhecidos. Esse último fato citado deve-se a dois fatores: Política de Código Fechado(porém todos conhecem seus defeitos) aliada a "pacotões" de atualizações, pois a equipe do Windows, mesmo corrigindo um bug de um programa hoje, pode lançar a atualização do sistema, apenas daqui a alguns meses devido a política de "pacotões" como já falei.
Com o Windows Vista, infelizmente não é diferente. Vários vírus que funcionam no Windows XP, continuam atuando no Vista, de modo a fazer o usuário pensar: "O que a Microsoft está fazendo, colocando acessórios gráficos caros e pesados num sistema que apresenta as mesmas falhas do anterior? Porque não investem em segurança?". Realmente, creio que a Microsoft tenha que pensar um pouco mais na formulação de seus sitemas, pois além de pesados e burocráticos demais, estão se tornando cada vez mais inseguros. Contudo, algumas mudanças foram feitas do XP ao Vista de modo a incorporar algumas boas idéias de outros softwares, como por exemplo a idéia de senha "root" do Linux, que foi incorporada finalmente ao Vista, mas infelizmente ao usuáio de forma não muito agradável( O sistema alerta você pelo menos umas 5 vezes antes de completar uma instalação qualquer).
O Mac OSX, é mantido pela Apple, também de código fechado. É um sistema seguro, rápido e bom, porém extremamente caro ao usuário, sendo assim, um OS mais elitista. Um dado que atende contra a o sistema da Apple, é que por exemplo, após apenas uma semana depois de ter sido lançado seu OSX 10, a Apple lançou um pacote com 10 correções no seu software, demonstrando também que nenhum sistema é imbatível( O Mac OSX 10 foi lançado como o "sistema sem bugs").
No caso do Linux, a segurança é talvez uma de suas maiores qualidades. O Linux usa a idéia de usuário "root", ou seja, há um usuário que serve para administrar o sistema e os outros que o utilizam e isso faz toda a diferença na hora de avaliar a a segurança desse sistema, pois para qualquer coisa que o usuário deseje alterar no sistema ele tem que conhecer a senha "root", e portanto, vírus e cavalos-de-tróia não são ameaças, pois o usuário jamais abrirá um arquivo comum com senha root,fazendo com que qualquer tipo de vírus ou ameaça não possa causar dano ao sistema.Não é a toa que o Linux é hoje o sistema mais utilizado em servidores e está na briga competindo com a Microsoft e a Apple no mercado dos computadores pessoais.
Uma vantagem do Linux, é que suas atualizações são feitas(em geral)assim que sair uma correção do sistema, sendo que quando esse fato é aliado ao de haver toda uma comunidade apoiando suas distribuições, torna-o o sistema com maior índice de correção de bugs que existe, causando inveja a outros sistemas fechados. Para dados estatísticos, a equipe do Ubuntu(uma das maiores distribuições da atualidade) corrigiu quase 1000 bugs em apenas um dia. Um estatística invejante realmente...
Saturday, December 16, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment